top of page

Piometra


A Piometra é um processo inflamatório do útero, caracterizado pelo acúmulo de secreção purulenta no lúmem uterino que provém de uma hiperplasia endometrial cística (HEC) associada a uma infecção bacteriana. O Complexo hiperplasia endometrial cística (CHEC) é uma alteração endometrial do útero de cadelas e gatas. Está correlacionada a altos níveis de estrógeno e exposição prolongada de progesterona seja endógeno ou exógeno (anticoncepcionais).

Seu aparecimento se dá entre 4 semana a 4 meses após o estro/cio (na fase de metaestro), pode apresentar de duas formas, com cérvix aberta ou fechada (quando há corrimento vaginal ou não). Piometra de cérvix fechada é caso de urgência veterinária, pois representa risco de vida para

a paciente.

O estabelecimento da piometra é o resultado de complexos fatores etiológicos, como por exemplo, a influência hormonal no útero, a virulência das infecções bacterianas e a capacidade individual de combater as infecções.

Sintomas: Pacientes acometidas por essa enfermidade apresentam dor e distensão abdominal, podem apresentar secreção vaginal se for piometra de cervix aberta. Os efeitos sistêmicos podem ser: letargia (enfraquecimento), depressão, anorexia (falta de apetite), poliuria (aumento da micção), polidipsia (aumento da sede), vômitos, febre, hipotensão (queda de pressão) e choque séptico que pode levar a morte. A palpação abdominal deve ser feita cuidadosamente, principalmente em casos de piometra de cérvix fechada, pois pode provocar uma ruptura de útero dependendo do seu grau de distensão

Diagnóstico: - Hemograma: leucocitose com neutrofilia e desvio à esquerda, monocitose e uma anemia não regenerativa.

- Bioquímico: aumento de fosfatase alcalina, hiperproteinemia e azotemia pré-renal.

- Ultrassonografia e Radiografia: Visualização do útero com cornos aumentados.

Tratamento: O tratamento da piometra pode ser médico ou cirúrgico de acordo com o estado geral da paciente e a finalidade da mesma. Mas o que vai determinar que tratamento será o escolhido é a gravidade do processo inflamatório. O tratamento cirúrgico é o mais indicado, principalmente quando a piometra é de cérvix fechada, quando a paciente é idosa, quando a inflamação está em estágio avançado promovendo risco de vida, e em animais em que o proprietário não tenha interesse comercial.

O tratamento medicamentoso é indicado nos casos em que a paciente apresenta piometra aberta, seja jovem, apresenta-se em bom estado geral de saúde (sem muitas alterações sistêmicas decorrentes da enfermidade) e seja um animal reprodutor. Outros fatores limitantes do tratamento medicamentoso é a duração do mesmo, pois este pode durar em média 4 semanas, recidivas são comuns no próximo ciclo estral e falha terapêutica por ser uma patologia multifatorial.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page