top of page

Xixi fora do lugar


Por incrível que pareça a urina é uma forma de comunicação para cães e gatos, uma espécie de "cartão de visitas" desses animais. As mensagens químicas na urina dizem aos outros quase tudo que precisam saber: onde vive, quanto tempo faz que passou por ali e, no caso das fêmeas, se estão receptivas sexualmente. Um cão que fica nervoso quando está sozinho em casa pode marcar os móveis e paredes para reassegurar a si mesmo que está tudo bem. A "marcação territorial" também pode ser uma maneira de afirmar dominância: esse é o motivo pelo qual alguns cães erguem a perna em outros cachorros ou nas pessoas. A "marcação territorial" é um comportamento normal, natural e instintivo. A idéia é fazer com que, no caso dos cães, saibam que a marcação só pode ser feita em locais e horários específicos, nunca no seu tapete, no box do banheiro ou na sua colcha. Mais uma vez, a relação de dominância com o cão faz toda a diferença. Pratique o adestramento de obediência de maneira humana e positiva e sempre repasse os comandos. Isso não só clarifica a sua dominância como distrai um cão que fica entediado, sozinho e ansioso durante o dia. Faça-o trabalhar pela comida, pelos brinquedos, pelas brincadeiras e pelo carinho. Se quer alguma coisa, faça-o responder a um ou dois comandos antes e, só então, ganhar o que quer. Sempre passe pelas portas antes dele e não o deixe pular em você ou subir nos móveis, especialmente na sua cama. Na sociedade canina, você só pula ou deita perto de animais de nível hierárquico igual ou subordinado.

A castração, especialmente antes de um ano de idade, é outro bom preventivo. Cadelas e gatas no cio próximas podem ser um problema que podem por a perder qualquer adestramento ou técnica para impedir a micção em lugares indevidos A micção por ansiedade ou stress também pode acontecer. Neste caso seria interessante descobrir a causa e eliminá-la, se isso não for possível tente impedir o acesso do animal ao local. Cães que sofrem muito com a solidão devem desenvolver um sentimento de segurança, evitar que sintam que vão ser abandonados. Podemos tentar evitar que cães urinem nos móveis com um pedaço de papel alumínio na área onde ele gosta de urinar. Na próxima vez que ele tentar, o papel alumínio vai fazer um barulho e a urina pode espirrar nele de volta. Não confunda marcação territorial com um problema urinário ou um erro de adestramento: Uma poça enorme de urina no meio da sala ou perto da porta não é uma forma de dominância, mas sim um sinal de que seu cachorro não sabia onde urinar.

No caso dos gatos, verifique se as caixas de areia estão limpas, se o local é tranquilo e se o tamanho é adequado. Gatos são bem seletivos quanto a isso.

Evite ao máximo qualquer treinamento punitivo quando se trata de necessidades fisiológicas, os resultados são drásticos.

Por fim, verifique o comportamento do animal ao urinar, caso ele esteja tendo dificuldade na micção (fazendo muita força, com dor ou existe sangue na urina) ou, o contrário, animal não controla a micção, urinando em pé e até andando, talvez o problema seja de saúde e não comportamental.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page